segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Final do Arena Cross 2013.




Largada da categoria MX2

A quarta etapa da temporada do Arena Cross, neste sábado (5) no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Recife (PE), teve domínio português nas principais categorias, inclusive com título antecipado. Paulo Alberto liderou todas as etapas da competição e subiu novamente ao topo do pódio para comemorar também a conquista do campeonato. 

Na MX Pró, o companheiro de equipe e conterrâneo Joaquim Rodrigues venceu mais uma vez e assumiu a liderança do campeonato superando Carlos Campano e Adam Chatfield na classificação. Na Júnior, a vitória foi de Ramyller Alves, na 65cc de Renan Goto e na 50cc de Gabriel Andrigo. 


Largada da categoria MX Pró


Carlos Campano
Na primeira bateria da MX Pró, a disputa foi intensa não só pela liderança, mas também pelas demais posições. Foi uma noite das mais competitivas desta temporada. O português Joaquim Rodrigues largou na frente e sofreu forte pressão de Jean Ramos por várias voltas. O paranaense conseguiu a ultrapassagem ainda antes da metade da prova, mas logo em seguida caiu e ficou bem para trás. O inglês Adam Chatfield aproveitou e assumiu o segundo posto com uma ultrapassagem sobre Wellington Garcia. 

Junto com eles vinha Carlos Campano, que também ultrapassou o goiano e deu início a melhor disputa da bateria, pelo segundo lugar, com Chatfield. Os dois trocaram posições por várias vezes até o espanhol, no finalzinho, conquistar definitivamente a vice-liderança. Pipo Castro surpeendeu os concorrentes e veio de trás para alcançar um bom terceiro lugar. Chatfield foi o quarto e Wellington completou a lista dos cinco primeiros. 

A dupla da equipe Honda, Wellington Garcia e Joaquim Rodrigues largou na frente na segunda bateria. Quem não teve um bom início foi Pipo Castro, que errou e comprometeu sua bateria indo parar na última posição. 


Joaquim Rodrigues

Wellington se manteve por cerca de metade da prova na ponta até deixar que o português assumisse o posto. A esta altura Campano já havia ultrapassado Chatfield assumindo o quarto lugar, mas Humberto Martin estava na frente dos dois e foi pra cima de Wellington Garcia. O venezuelano conseguiu o segundo lugar, mas não impediu a fuga do líder que comemorou uma noite perfeita. Carlos Campano tentou incomodar o companheiro de equipe, mas acabou mesmo na terceira posição. Wellington chegou em quarto e Jean Ramos em quinto. Chatfield, apenas sexto, perdeu pontos importantes na briga pelo título.
 

Humberto Martin

Na soma das baterias o pódio foi formado por Rodrigues em primeiro, Campano em segundo e Martin em terceiro. Com o resultado, o português assumiu a liderança da temporada e vai pra final com três pontos de vantagem sobre Campano e 10 sobre Chatfield. "Foi uma grande noite para Portugal. Eu dominei praticamente as duas baterias inteiras e também estou muito feliz pelo título antecipado do Paulo (Alberto, na MX2). Esse ano tive dificuldades porque tinha uma lesão no início da temporada, mas tive um grande apoio da minha equipe. Estou agora com uma diferença pequena para o Campano na briga pelo campeonato", resumiu Joquim Rodrigues.


Paulo Alberto, campeão antecipado da MX2


Marçal Muller
Na largada da MX2, o líder da categoria, Paulo Alberto, se embolou com outros pilotos e partiu no meio do pelotão. Quem saiu na frente foi Thales Vilardi, que conseguiu sustentar por pouco tempo a liderança. Endrews Armstrong assumiu o posto na primeira volta, mas um erro no giro seguinte comprometeu sua corrida. Anderson Cidade passou ao primeiro lugar em uma prova das mais movimentadas, pois algumas voltas depois abriu espaço para Marçal Muller conquistar a ultrapassagem. 

O gaúcho, que ficou na frente por um bom tempo, não contava com a velocidade de Paulo Alberto, que veio de trás pressionando Hector Assunção, então segundo colocado. 

O português passou Hector e esperou um erro de Marçal, que saiu da pista nos momentos finais. Paulo Alberto venceu, seguido por Marçal, Cidade, Hector e Rafael Faria. Thales, que sofreu uma queda quando disputava posição com Hector na seção de costelas, terminou na sexta colocação. Com a vitória, o português conquistou por antecipação o título da categoria na temporada. 


Pódio da categoria MX2

"Estou muito feliz por esse título. Os pilotos brasileiros são muito bons e deram bastante trabalho. Esse foi um campeonato maravilhoso e estou contente por conseguir vencer. Agradeço a torcida de todos, inclusive do pessoal de Portugal que acompanha as provas", comentou o campeão. 


Ramyller Alves


Enzo Lopes
Ramyller Alves e Enzo Lopes travaram uma disputa acirrada durante toda a prova da categoria Júnior. A briga entre o gaúcho líder do campeonato e o piloto de origem brasileira que vive nos Estados Unidos seguiu até a última volta com algumas trocas na liderança. Ramyller levou a melhor, mas por muito pouco, ainda assim Enzo vai com ótima vantagem para a decisão do campeonato. Mais atrás, Leonardo de Souza e Renato Paz chegaram em terceiro e quarto. Na quinta posição chegou Leonardo Almeida. Mesmo com a vitória do adversário, Enzo segue tranquilo na briga pelo título com 17 pontos a mais na classificação. 

"O Enzo é um grande adversário. Foi uma corrida muito boa. Se eu não tivesse caído em uma das etapas, estaria brigando pela vitória no campeonato", analisou Ramyller. 


Renan Japinha


Joseildo Lopes
Renan Goto, o Japinha, saiu na frente na 65cc. Leonardo Nunes vinha na segunda colocação em busca da aproximação, mas caiu e teve que correr pela recuperação. Os pernambucanos Joseildo Lopes e Tallys Brito vinham pela segunda e terceira posições, tentando alcançar a ponta. Leonardo chegou a fazer a ultrapassagem sobre Tallys e entrou na briga com Joseido, mas acabou caindo novamente e com isso ficou longe da briga pela vitória.

Apesar de ter a liderança ameaçada por Joseido em alguns momentos, Renan confirmou a vitória e abriu seis pontos de vantagem sobre Leonardo, quarto colocado na etapa. Tallys conquistou o terceiro lugar na prova e Massoud Ramos Andrade foi o quinto colocado. 


Gabriel Andrigo


Diogo Nascimento
A noite foi de Gabriel Andrigo na 50cc. O gaúcho se deu bem na etapa de Recife com a vitória da prova e por ter alcançado a liderança da categoria no campeonato. Diogo Nascimento, seu principal adversário na disputa, foi o segundo, cruzando a linha de chegada bem distante do líder. Os dois possuem a mesma pontuação no campeonato e quem levar a melhor na grande final será o campeão. Rodolfo Bicalho ficou com a terceira posição na etapa, Matheus Dedel com a quarta e Henrique Henicka com a quinta. 

A quinta e última etapa do Arena Cross 2013 será realizada no dia 23 de novembro. O local do evento será confirmado em breve. O Arena Cross 2013 é apresentado pela Honda, tem patrocínio de Mobil; copatrocínio de Pirelli, Yamaha, Bieffe Racing, Consórcio Nacional Honda, Iveco, Monster Energy, XMotos, IMS Racing e A Revista da Moto!. Apoio da Secretaria de Esportes do Governo de Pernambuco, rádio Transamérica, Hotlink, Hotel Nacional Inn e CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). 


A quinta e última etapa do Arena Cross 2013 será realizada no dia 23 de novembro

Fonte: MotoX.com.br
Redação MotoX.com.br - Malu Souza / Maurício Arruda - Fotos: Idário Café e César Araújo / Vipcomm

Nenhum comentário:

Postar um comentário