quarta-feira, 10 de abril de 2013

13ª etapa - Houston - TX




Ryan Villopoto


Trey Canard
Após o início de temporada desastroso, o atual campeão Ryan Villopoto reencontrou seu ritmo, e as boas largadas, para dominar a segunda fase do AMA Supercross 2013. O piloto da Kawasaki conquistou em Houston (TX) a quinta vitória consecutiva, totalizando oito na temporada, mais que todos os adversários somados. Nada mau para um campeonato que começou como o mais disputado dos últimos tempos.




A final na classe 450cc começou com o holeshot de Mike Alessi. Villopoto saiu em segundo e não demorou mais que algumas curvas para alcançar a liderança. Na segunda volta, Trey Canard passou Alessi, depois foi a vez de Ryan Dungey e James Stewart ultrapassarem o piloto privado que é reconhecidamente um dos melhores largadores do esporte, mas cujo o estilo não combina muito com as pistas dos estádios. Alessi acabou abandonando a corrida depois de perder mais posições e ainda cair nas costelas.

Na frente, Villopoto logo tomou controle da situação administrando uma vantagem ao redor dos 5 segundos. Canard manteve o segundo posto até a oitava volta quando foi superado por Dungey e Stewart. A briga pelo segundo posto ficou entre esses pilotos por mais algumas voltas. Então James deixou a frente escorregar no obstáculo antes da chegada e sofreu uma 'senhora queda'. Ele tentou retornar, parou nos pits para arrumar algo na moto e voltou para pista apenas para desistir definitivamente da corrida.


Ryan Dungey


David Millsaps
Canard herdou o terceiro degrau do pódio seguido de Justin Barcia, que no início estava próximo do pelotão dianteiro, mas perdeu contato depois de um erro.

David Millsaps - enquanto vê os ventos soprarem a favor de Villopoto, o piloto que surpreendeu a todos na fase inicial da temporada vem alternando bons e maus resultados nas etapas que se aproximam da decisão. Em Houston, David Millsaps não largou nada bem e depois de completar a primeira volta em nono lugar conseguiu ganhar apenas quatro posições nas dezenove voltas seguintes. Se contarmos que duas dessas quatro posições foram creditadas aos abandonos de Alessi e Stewart, concluímos que não foi um desempenho nada brilhante para quem ainda luta pelo título.

Com 21 pontos de vantagem e faltando quatro etapas para o término da temporada, Villopoto já pode pensar em administrar a situação, se bem que acho que uma postura conservadora não combina em nada com ele. É mais provável assistirmos o atual campeão tentar vencer tudo que for possível até Las Vegas. Millsaps já passa a se preocupar com Dungey que encostou na classificação e agora está a apenas dois pontinhos do vice-líder. Já virtualmente fora da briga pelo título, Barcia superou Chad Reed pela quarta posição já que o australiano faltou à etapa para operar o joelho.


Justin Barcia


250 Leste - Blake Wharton encontra a vitória perdida


Blake Wharton



Wil Hahn
Depois de jogar fora, na última volta, uma vitória certa em Indianapolis, Blake Wharton mostrou-se decidido a não deixar mais nenhuma chance escapar. Em Houston o piloto da Rockstar Suzuki desencantou, e quem assistiu pode confirmar: foi uma das vitórias mais suadas da temporada.

No começo a batalha de Wharton foi contra Marvin Musquin. Ele passou o francês ainda na primeira volta, mas levou o troco algumas curvas a frente. Wharton usou toda a sua agressividade para o contra-ataque, tentando o bote em três curvas seguidas até completar a ultrapassagem na quarta tentativa.

Musquin segurou o ímpeto e passou a acompanhar o líder de perto, aparentemente guardando energia para atacar mais ao final. Porém, o francês errou nas costelas saindo da pista e, num ato desesperado, tentou voltar atropelando um bloco de espuma. Resultado: queda! Um erro primário que não combina com um bi-campeão mundial.

Livre de Musquin, Wharton teve pouco tempo para respirar. Wil Hahn não demorou para encostar e os dois torceram o cabo até a bandeirada. Por duas vezes Hahn entrou muito quente no último obstáculo e teve de abortar o duplo de chegada, perdendo segundos importantes e a chance de tentar a ultrapassagem em pontos mais favoráveis da pista. Mesmo assim, colou de novo em Wharton na última volta recebendo a bandeirada a menos de um segundo.


Marvin Musquin

O texano Wharton comemorou muito a vitória. Foi a primeira vez que seu avô foi à uma corrida, algo que nunca havia feito, mesmo quando o pai de Wharton corria: "Pouca gente sabe que nasci em Houston. Passei boa parte da infância correndo aqui e em outras áreas próximas. Foi ótimo vencer em meu estado natal, em frente à família e amigos", disse o piloto da Suzuki.

Musquin, que voltou à corrida em quarto, reduziu a desvantagem de 11 para quatro segundos nas voltas finais da corrida, o suficiente para o terceiro lugar. Ele viu Hahn ganhar dois pontinhos importantíssimos e agora os dois estão separados por oito pontos, faltando duas etapas para a decisão da categoria.



Fonte:MotoX




Nenhum comentário:

Postar um comentário